top of page

Jonas&Lander

Jonas&Lander, dupla de coreógrafos portugueses, têm contribuído para o imaginário um do outro desde 2011 quando iniciaram a sua colaboração. No início do percurso da dupla, destacam-se com "Cascas d’OvO" (2013), "Matilda Carlota" (2014), "Arrastão" (2015) e "Adorabilis" (2017). Foram distinguidos como “Aerowaves Priority Company” em 2014 e 2017. Em 2019, estreiam "Lento e Largo", nomeado pela SPA para a categoria de Melhor Coreografia de 2019, e "Coin Operated". Em 2021, Jonas&Lander propõem-se a resgatar as danças perdidas do Fado, num espetáculo híbrido entre a música e a dança, "Bate Fado", que tem vindo a conhecer um sucesso nacional e internacional, tendo sido nomeado pelos jornais Expresso e Público como o melhor espetáculo de dança do ano.

Jonas lança o seu segundo álbum enquanto cantautor, "Maçã d'Adão", em 2024, acompanhado do espetáculo do mesmo nome.

Lander Patrick prepara atualmente a sua próxima criação, "WonderLandi", a estrear em outubro de 2025.

www.jonaslander.com

jardin&cour faz a difusão de todos os projetos da dupla a nível nacional e internacional.

Cascas d'OvO
Coin Operated
Bate Fado
Maçã d'Adão
LANDERPATRICK_WONDERLANDI_2025_60.jpg

Catarina Miranda

Catarina Miranda é uma criadora cujo trabalho cénico intersecta movimento, voz, cenografia e luz, abordando o corpo como um veículo de transformação e consciência visceral do presente.

Destaca as peças de dança ΛTSUMOЯI, CABRAQIMERA, DREAM IS THE DREAMER, BOCA MURALHA e REIPOSTO REIMORTO, apresentadas entre o Centre Pompidou (Paris/FR), Palais de Tokyo (Paris/FR), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa/PT), Museu de Serralves (Porto/PT), Teatro Nacional (Porto/PT), Festival DDD (PT), Festival Pays de Danses (Liège/BE), Julidans (Amesterdão/Ho).
No campo das artes visuais, apresentou as instalações POROMECHANICS no Centre Pompidou, Festival Walk&Talk (Açores) e Teatro São Luiz (Lisboa), DIAGONALANIMAL no Fabrik Festival (Fall River, EUA) e MOUNTAIN MOUTH na Dance Box e Maizuru RB (Japão).
É membro do coletivo vocal COBRACORAL, com Clélia Colonna e Ece Canlı, com concertos no CCB, Festival Jardins Efémeros e Festival Tremor.
Catarina concluiu o Master EXERCE no ICI–CCN Montpellier e é licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Estudou também Teatro Noh no Kyoto Art Center.
Foi artista associada à Rede 5 Sentidos (2021) e à rede internacional GrandLux (2024–2025). Em 2024, foi nomeada para o Prémio Europeu de Dança Salavisa (SEDA) da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

www.catarinaamiranda.com

jardin&cour faz a difusão do espetáculo de repertório "Cabraqimera" e da nova criação "FΛRSΛ", a nível nacional e internacional.

Cabraqimera.jpg
3 du Trois-Juillet21.jpg
20230331-CC-011-cred_VeraMarmelo-scaled.jpg

Formiga Atómica

A Formiga Atómica é uma companhia de teatro fundada e dirigida por Miguel Fragata e Inês Barahona. O seu trabalho parte de questões contemporâneas e dirige-se a públicos de todas as idades, desenvolvendo cada criação a partir de processos de pesquisa ligados aos temas e aos contextos em que se inscrevem.

Do seu percurso destacam-se espetáculos como "A Caminhada dos Elefantes" (2013), "The Wall" (2015), "Do Bosque para o Mundo" (2016), "Montanha-Russa" (2018), "Fake" (2020), "O Estado do Mundo (Quando Acordas)" (2021), "Má Educação – Peça em 3 Rounds" (2022) e "Terminal (O Estado do Mundo)" (2024).

A companhia circula regularmente em território nacional e internacional, tendo desenvolvido versões em francês de vários espetáculos - "La Marche des Éléphants", "Au-Delà de la Forêt, le Monde" e "L’État du Monde (Un dur réveil)" - bem como versões em castelhano "La caminata de los elefantes" e "Así está el mundo [cuando despiertas]" e em alemão "Die Wanderung der Elefanten".

A mais recente criação da Formiga Atómica é "Só Mais Uma Gaivota" (2025), com adaptação para francês sob o título "Encore une Mouette".

www.formiga-atomica.com

jardin&cour faz a difusão da versão francófona da nova criação, "Encore une Mouette", no território francês.

©Sofia-Bernardo_SoMaisUmaGaivota_3-scaled_edited.jpg
bottom of page