top of page
01_©Sofia Bernardo_SóMaisUmaGaivota1.jpg

Encore une Mouette

“O Konstantin Gavrilovitch matou-se com um tiro.”

 

Assim terminou "A Gaivota", de Anton Tchékhov. Depois, desceu o pano e o público presente na sala aplaudiu, entusiasmado, o desempenho daqueles jovens atores e atrizes, cenógrafos e figurinistas, técnicos e produtores. Estavam a terminar o curso de teatro. 

 

Tal como Konstantin Gavrilovitch, abraçavam expectativas e angústias em relação ao seu futuro enquanto artistas. Alcançariam a visibilidade que os colocaria no centro do palco, no encalce de novas formas ou, pelo contrário, estariam à beira do suicídio do seu projeto profissional?

 

Vinte anos depois, Miguel Fragata – um desses jovens atores – parte em busca do destino dos seus colegas e recupera fiapos das personagens, procurando imaginar a continuação do IV ato do texto de Tchékhov.

A partir do terreno híbrido da ficção e da realidade, surge o espetáculo "Só Mais Uma Gaivota", onde se entrelaçam as histórias dos artistas feitos personagens, depois de descido o pano e escrita a palavra “fim”.

Dossier artístico

Rider técnico

FICHA ARTÍSTICA

Encenação e Interpretação: Miguel Fragata

Texto: Inês Barahona e Miguel Fragata, com excertos de A Gaivota de Anton Tchékhov, na tradução de Fiama Hasse Pais Brandão

Interpretação Integrada em Língua Gestual Portuguesa: Valentina Carvalho (em dias de sessões acessíveis)

Assistência de Encenação: Beatriz Brito

Música: Hélder Gonçalves, excepto Love Will Tear Us Apart (Ian Curtis, Peter Hook, Stephen Morris, Bernard Summer), interpretada por Hélder Gonçalves

Cenografia: Fernando Ribeiro

Figurinos: José António Tenente

Desenho de Luz: Rui Monteiro

Desenho de Som: Nelson Carvalho

Operação de Som: Tiago Correia

Direção Técnica e Operação de Luz: Luís Silva

Construção de Cenografia: Josué Maia e Aldina Jesus

Comunicação: Mafalda Guedes Vaz

Produção executiva: Luna Rebelo e Sofia Bernardo
 

Produção: Formiga Atómica

Difusão: Formiga Atómica e jardin&cour (França)

Coprodução: CCB – Centro Cultural de Belém, CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Centro Cultural de Lagos,  RTP – Rádio e Televisão de Portugal, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Teatro Ribeiro Conceição, Teatro Sá da Bandeira – Santarém e Théâtre du Point du Jour

Parcerias: CET – Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) / Teatro Helena Sá e Costa (THSC), Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)

23_©José Carlos Duarte_SóMaisUmaGaivota.jpg
PRÓXIMAS DATAS

17 de Janeiro de 2026 > Centro Cultural de Lagos (Portugal)

31 de Janeiro de 2026 > Teatrocine de Torres Vedras (Portugal)

7 de Fevereiro de 2026 > Teatro Ribeiro Conceição, Lamego (Portugal)

13 de Março de 2026 > Teatro Viriato, Viseu (Portugal)

bottom of page