
FΛRSΛ
"FΛRSΛ" é uma criação cénica inspirada no sistema da Alegoria da Caverna de Platão. A pesquisa explora os conceitos de perceção, engano e transmissão e organiza-se em torno de jogos de ilusão ótica, engano sonoro e dismorfia física.
FΛRSΛ reflecte sobre a manipulação da informação e o seu impacto na formação da perceção individual e colectiva da realidade. A abordagem enfatiza a forma como uma narrativa é enquadrada pelo observador, desmantelando a noção de uma “verdade singular” e explorando a forma como os factos podem ser moldados e reinterpretados, dependendo da perspetiva.
As farsas não são meros exageros teatrais - são situações e sistemas reais em que as aparências escondem contradições profundas e a informação manipulada é utilizada para fabricar ideais.
"FΛRSΛ" explora a forma como a desinformação e a simplificação excessiva - bom vs. mau, verdadeiro vs. falso - têm vindo a moldar as nossas realidades políticas, a nossa empatia e até o nosso sentido de identidade.
O que acontece ao corpo humano numa época em que pode ser falsificado, copiado, aumentado - quando as vozes são sintéticas e as imagens são ilusões? Para onde vai a confiança e o que resta da realidade? Estaremos no meio de um novo momento para imaginar, alargar e reconfigurar o que significa existir?
Dossier artístico
FICHA ARTÍSTICA
Equipa artística a definir
Casa de Produção: RÁRA
Difusão: Inês Le Gué | jardin&cour
Coprodução: Teatro Municipal do Porto, OOPSA, 23 Milhas, Teatro Viriato e Pôle-Sud
Apoio à criação: BoraBora, Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo, Rede de Dança Grand Luxe [Grand Studio (Brussels, BE), L’Abri (Geneve, CH), Pôle-Sud (Strasbourg, FR), CCN — Ballet de L’Opéra National du Rhin (Strasbourg, FR), Maison TROIS C-L (Luxembourg), Theatre Freiburg (DE)]

AGENDA
17 de Abril de 2026 > 23 Milhas, Ílhavo (Portugal) [ESTREIA]
Abril de 2026 > Teatro Municipal do Porto (Portugal)
30 de Abril de 2026 > Theatro Circo, Braga (Portugal)