top of page

A BoCA é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2015, com sede na cidade de Lisboa. Através de uma perspetiva transdisciplinar, de hibridização e ruptura de fronteiras, a criação contemporânea é a parte nevrálgica da sua missão. Foca-se na transdisciplinaridade e desenvolve um ecossistema cultural diverso assente em sinergias entre cidades, entre equipamentos culturais e o espaço público, entre territórios artísticos e os seus respetivos públicos.

A BoCA desenvolve a sua atividades através de cinco eixos:
• comissão e produção de projetos artísticos;
• programação regular;
• programação da bienal de artes contemporâneas BoCA;
• difusão nacional e internacional;
• programa educativo.

jardin&cour faz a difusão internacional de todos os projetos produzidos pela BoCA (2025).

Dino D'Santiago

Dino D’Santiago é um músico e ativista luso-cabo-verdiano que funde soul, hip-hop e ritmos tradicionais como o Batuku e o Funaná.

Tem sido amplamente reconhecido com prémios como os Play, MTV EMA, e Cabo Verde Music Awards. Com álbuns como Mundu Nôbu, Kriola e Badiu, afirma-se como voz influente da cultura crioula. Fundador do projeto Lisboa Criola, foi distinguido pela MIPAD, Forbes e o Governo português pela sua ação cultural e social.

Em 2022, integrou o júri do The Voice e liderou a curadoria dos Jardins de Verão da Gulbenkian.

Em 2023 foi escolhido pelo Expresso como uma das 50 figuras que podem vir a definir o futuro de Portugal.

jardin&cour faz a difusão do espetáculo "Adilson", produzido pela BoCA, a nível internacional.

Dino_D_Santiago_Promo_2024_-_Cristiana_Morais_750x_edited.jpg

Tânia Carvalho & Rocío Guzmán

Tânia Carvalho nasceu em Viana do Castelo e vive em Lisboa. Como coreógrafa, com uma carreira de mais de vinte anos de criação, tem tido presença regular em teatros, festivais e residências artísticas, dentro e fora de Portugal.

Rocío Guzmán é uma artista e cantora com raízes desde a infância na arte do flamenco e na música tradicional andaluza. Formou-se em dança contemporânea e teatro físico. Como artista de palco, ela mistura peças de movimento e voz, estuda e aprofunda-se na música sefardita, nas culturas árabe e flamenca, na música com raízes latino-americanas, no jazz, na improvisação livre e na criação de vídeo.

jardin&cour faz a difusão da nova criação da dupla, produzida pela BoCA, a nível internacional.

Design sem nome (1).png

Nova criação

Design sem nome (1).png
Design sem nome (2).png

Alberto Cortés & João Gabriel

Alberto Cortés é encenador, escritor e intérprete. Formou-se em encenação e teatro pela ESAD, em Málaga, e em história da arte pela UMA. Em 2009, iniciou a sua carreira teatral criando uma forma híbrida e periférica de teatro, que continuou a desenvolver ao longo do tempo. Esforçando-se por manter a esperança no intangível, no espiritual e no humano, o seu trabalho desenvolveu-se ao longo dos anos através de uma variedade de formatos e disciplinas (teatro, dança, performance, folclore – flamenco). As suas obras tratam o palco como um espaço para o desejo romântico e a relação com os espectadores.

João Gabriel é um artista português do pós-guerra e contemporâneo. Licenciatura e Mestrado em Artes Plásticas, ESAD, Caldas da Rainha (PT) 2016. As suas obras mais marcantes são os nus masculinos etéreos suspensos em momentos de intimidade, que, embora ausentes de sexo, retratam encontros ternos: um beijo, um abraço, ou algo no meio.

jardin&cour faz a difusão da nova criação da dupla, produzida pela BoCA, a nível internacional.

Design sem nome (2).png

Nova criação

Niño de Elche &
Pedro G. Romero

Niño de Elche é um artista indisciplinado e ex-flamenco que consegue combinar, nas suas diferentes propostas artísticas, géneros como o flamenco, a improvisação livre, o krautrock ou a música eletrónica, eletroacústica ou contemporânea com a poesia, a performance, a dança ou o teatro.

Pedro G. Romero é investigador, curador e trabalha como artista desde 1985. A sua obra formaliza uma análise crítica acerca de determinadas preocupações, como as passagens e acontecimentos históricos, a circulação das imagens, a iconografia sacra, a cultura flamenca, o gesto iconoclasta da vanguarda artística do século XX, a História da Arte Moderna, a cultura popular, as políticas culturais, as transformações dos espaços urbanos, de entre outras.

jardin&cour faz a difusão da nova criação da dupla, produzida pela BoCA, a nível internacional.

Design sem nome (3).png

Nova criação

Design sem nome (3).png
Design sem nome (5).png

Tiago Rodrigues, Angélica Liddell, Patrícia Portela & Rodrigo García

Tiago Rodrigues é um ator, encenador, dramaturgo e produtor teatral português. Desempenhou funções como director artístico da companhia Mundo Perfeito - estrutura que criou em 2003 com Magda Bizarro e com a qual realizou cerca de 30 espetáculos. Em julho de 2021, foi nomeado diretor artístico do Festival d'Avignon, em França.

Angélica Liddell é uma dramaturga, atriz, diretora de cena e produtora teatral espanhola. É conhecida por sua companhia Atra Bilis Teatro, fundada em 1993, e por suas obras que exploram temas como morte, sexo, violência e a natureza sombria da condição humana.

Patrícia Portela é autora e criadora de performances e instalações transdisciplinares. Estudou cenografia, cinema, dança e filosofia em Lisboa, Utrecht, Londres, Dinamarca, Helsínquia e Leuven.

Rodrigo García é Dramaturgo, encenador e cenógrafo, fundador da companhia La Carniceria Teatro em Madrid na década de 90. Conhecido por peças inovadoras e experimentais, apresentadas em festivais e teatros de prestígio ao redor do mundo.

jardin&cour faz a difusão da nova criação, produzida pela BoCA, a nível internacional.

Design sem nome (5).png

Nova criação

Kiluanji Kia Henda

Kiluanji Kia Henda, nascido em 1979 em Angola, é um artista visual que vive e trabalha entre Luanda e Lisboa. Ele utiliza a arte como meio de explorar temas complexos como a identidade, a política e as perceções da pós-independência e do modernismo em África. Kia Henda é conhecido por sua abordagem multidisciplinar, utilizando fotografia, vídeo, performance e instalação para criar narrativas fictícias e deslocar fatos históricos para diferentes temporalidades.

jardin&cour faz a difusão da nova criação teatral e da instalação, produzidas pela BoCA, a nível internacional.

Screenshot 2025-06-11 at 12.39.21 PM.png

Nova criação

PORTRET Kiluanji Kia Henda.jpg.webp
Design sem nome (4).png

Elena Córdoba & Francisco Camacho

Elena Córdoba é uma bailarina e coreógrafa espanhola que se dedica à observação do corpo como matéria principal de seu trabalho. Ela também se dedica à pedagogia da dança e colabora com outros artistas e realizadores em projetos diversos.

Francisco Camacho é coreógrafo, bailarino, membro fundador e director artístico da EIRA. É reconhecido internacionalmente como um dos protagonistas do movimento da dança contemporânea que teve início no final da década de 80 em Portugal, apresentando-se na Europa, América, África e Ásia.

jardin&cour faz a difusão da nova criação da dupla, produzida pela BoCA, a nível internacional.

Design sem nome (4).png

Nova criação

bottom of page